É importante aprender a não se aborrecer com opiniões diferentes das suas, mas dispor-se a trabalhar para entender como elas surgiram. Se depois de entendê-las ainda lhe parecerem falsas, então poderá combatê-las com mais eficiência do que se você tivesse se mantido simplesmente chocado. [Bertrand Russell ]















sábado, 17 de julho de 2010

HABILIDADES BÁSICAS DO CONSELHEIRO TUTELAR

O Conselheiro Eficaz, no desempenho de suas atribuições legais, precisa
superar o senso comum e o comodismo burocrático, ocupando os novos espaços
de ação social com criatividade e perseverança. Para ser um Conselheiro
Eficaz deve incorporar em suas ações o compromisso comPais, mães, tios, irmãos. Crianças e adolescentes. Juízes, promotores de
Justiça, delegados, professores. Médicos, dirigentes de instituições particulares,
padres. Prefeitos, secretários municipais, líderes comunitários.
Assistentes sociais, psicólogos, vizinhos, parentes... Esta é uma lista sem fim.
O conselheiro tutelar, para desempenhar o seu trabalho, precisa relacionar-
se com toda essa gente. Não é fácil. É necessário.
Para facilitar seu trabalho, o conselheiro tutelar deve estar sempre atento a
isso e desenvolver habilidades imprescindíveis:
# de relacionamento com as pessoas;
# de convivência comunitária;
# de organização do trabalho social.

O conselheiro tutelar deve ser um construtor, um organizador, um persuasor
permanente, com ações que combatam os pequenos atos malfeitos, improvisados,
impensados e de horizonte curto.
CAPACIDADE DE ESCUTA: saber ouvir e compreender as necessidades, demandas
e possibilidades daqueles que precisam dos serviços do Conselho
Tutelar.
n Não permitir que preconceitos, paternalismo ou a fácil padronização de
atendimento impeçam o correto entendimento de uma situação pessoal e social
específica.
n Cada caso é um caso. Cada pessoa é uma pessoa, e tem direito a atendimento
personalizado, de acordo com suas particularidades.
DICAS
# Definir Horário para atendimento.
# Atender em local reservado, garantindo a privacidade das pessoas.
# Ouvir com serenidade e atenção a situação exposta.
# Em caso de dúvida, procurar saber mais.
# Fazer perguntas objetivas.
#Registrar por escrito as informações importantes.
# Orientar as pessoas com precisão. De preferência, por escrito.
# Usar linguagem clara e orientações por escrito.
CAPACIDADE DE INTERLOCUÇÃO: saber conversar, expor com clareza suas
idéias e ouvir com atenção as idéias do outro.
n O contato com os cidadãos e com as autoridades públicas e privadas que
podem trazer soluções para suas demandas deve ser sereno, conduzido em
linguagem respeitosa. É imprescindível o uso de argumentos racionais e informações
precisas.

Não permitir a "dramatização" de situações para impressionar ou intimidar
as pessoas. Conversar para entender, fazer-se compreender e resolver.
DICAS
#Organizar com antecedência a conversa:
# O que se quer alcançar;
# Como conseguir;
# Com quem conversar;
# Como conversar e quais argumentos utilizar;
l#Marcar com antecedência o horário para a conversa. Ser pontual, educado e
objetivo;
#Ilustrar os argumentos, sempre que possível, com dados numéricos ou depoimentos
objetivos das pessoas diretamente envolvidas na situação em discussão;
#Registrar por escrito os resultados da conversa.
ACESSO À INFORMAÇÃO: saber colher e repassar informações confiáveis. É
importante que o maior número de pessoas tenha acesso a informações úteis
para a promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
# É um erro reter informações, bem como divulgar as incorretas ou de procedência
duvidosa (boatos), podendo induzir as pessoas a erros de juízo e de
atuação diante dos fatos. O Conselheiro Eficaz deve ser sempre discreto.
# Incentivar a circulação de informações de qualidade. Combater a circulação
de boatos, preconceitos.
DICAS
# Buscar informações diretamente no lugar certo.
# Confirmar a correção da informação.
#Divulgar as informações de interesse coletivo.
#Buscar meios criativos para divulgação das informações: jornais, boletins,
murais, cartazes, programas de rádio, cultos religiosos, serviços de alto falantes,
carros de som, reuniões.
ACESSO AOS ESPAÇOS DE DECISÃO: saber chegar às pessoas que tomam
decisões: prefeitos, secretários, juízes, promotores de Justiça, dirigentes de
entidades sociais e serviços de utilidade pública.
# Ir até uma autoridade pública buscar soluções para um problema comunitário
é um direito inerente à condição de cidadão e de conselheiro.
# Não permitir que esse tipo de contato seja intermediado por "padrinhos" ou
"pistolões" e transforme-se em "favor".
DICAS
# Solicitar antecipadamente uma audiência ou reunião.
# Identificar-se como cidadão e conselheiro tutelar.
# Antecipar o motivo da audiência ou reunião.
# Comparecer ao compromisso na hora marcada.
# Comparecer ao compromisso, sempre que possível, acompanhado de outro
conselheiro. Isso evita incidentes e entendimento distorcido ou inadequado
acerca do que foi tratado.
# Registrar por escrito os resultados da audiência ou reunião.
CAPACIDADE DE NEGOCIAÇÃO: saber quando ceder, ou não, em frente de
determinadas posturas ou argumentos das pessoas que tomam decisões, sem
que isso signifique deixar de lado o objetivo de uma reunião ou adiar indefinidamente
a solução de uma demanda comunitária.
#Numa negociação é fundamental que as partes se respeitem e não se
deixem levar por questões paralelas que desviem a atenção do ponto principal
ou despertem reações emocionais e ressentimentos.

DICAS
# Utilizar plenamente sua capacidade de interlocução.
#Ter claro o objetivo central da negociação.
#Identificar, com antecedência, os caminhos possíveis para alcançar o seu
objetivo central, a curto, médio e longo prazo.
#Prever os argumentos do seu interlocutor e preparar-se para discuti-los.
#Ouvir os argumentos de seu interlocutor e apresentar os seus contra-argumentos,
com serenidade e objetividade.
#Evitar atritos, provocações, insinuações e conflitos insuperáveis.
#Usar de bom senso sempre.
CAPACIDADE DE ARTICULAÇÃO: saber agregar pessoas, grupos, movimentos,
entidades e personalidades importantes no trabalho de promoção e defesa
dos direitos de crianças e adolescentes, que é coletivo, comunitário, obrigação
de todos.
# É fundamental agir com lucidez e pragmatismo, buscando fazer articulações,
alianças e parcerias (transparentes e éticas) com todos que estejam dispostos
a contribuir e somar esforços.
DICAS
# Identificar e conhecer pessoas, grupos, movimentos comunitários e personalidades
da sua comunidade, do seu município.
#Apresentar-lhes os trabalhos e atribuições do Conselho.
#Apresentar-lhes formas variáveis de apoio e participação.
#Negociar para resolver, para agregar.
ADMINISTRAÇÃO DE TEMPO: saber administrar eficientemente o tempo
permitirá ao conselheiro um equilíbrio maior entre a vida profissional e pessoal,
melhorando a produtividade e diminuindo o estresse.
# O tempo é um bem precioso. Uma oportunidade perdida de utilização do
tempo com qualidade não pode ser recuperada.

DICAS
#Organizar os postos de trabalhos (sala, mesa, arquivo, etc.). Dar outra utilidade
(doar, remanejar) ao que não tem mais serventia no seu posto de trabalho
e jogar fora tudo o que é imprestável.
#Melhorar o sistema de arquivamento. Arquivar tudo aquilo que não é de uso
constante.
#Guardar coisas (materiais, documentos, etc.) de uso constante em locais de
rápido e fácil acesso.
#Reorganizar os postos de trabalho ao final de cada dia. Não deixe bagunça
para o dia seguinte.
#Identificar os pontos críticos de desperdício de tempo e buscar superá-los
com um melhor planejamento e com mais objetividade.
# Não abandonar os momentos de lazer e as coisas que gosta de fazer. Eles
são fundamentais para preservar sua saúde mental.
#Utilizar o tempo disponível para a capacitação profissional: ler, estudar, adquirir
novas habilidades e informações.
REUNIÕES EFICAZES: saber organizar e conduzir reuniões de trabalho é vital
para o dia-a-dia do Conselho Tutelar. É importante fazê-las com planejamento,
objetividade e criatividade.
# Quando bem organizadas e conduzidas, as reuniões tornam-se poderosos
instrumentos de socialização de informações, troca de experiências, decisões
compartilhadas, alinhamento conceitual, solução de conflitos e pendências.
DICAS
# Confirmar primeiro a necessidade da reunião.
#Definir uma pauta clara, curta e objetiva.
#Dimensionar o tempo necessário para o equacionamento da pauta. Evitar
reuniões com pautas imensas e, conseqüentemente, longas, às vezes intermináveis.
#Ter clareza de quem realmente deve participar da reunião. As demais pessoas
poderão ser informadas ou ouvidas de outras maneiras. Fazer reuniões e
não assembléias.
#Informar aos participantes da reunião, com antecedência: pauta, horário,
local, data, tempo previsto para reunião.
#Começar a reunião na hora marcada. Não esperar retardatários. Criar disciplina.
#Controlar o tempo da reunião, das exposições, dos debates. Buscar concisão.
#Zelar pelo direito de participação de todos. Incentivar a participação dos
mais tímidos, sem forçá-los a falar.
#Evitar conversas paralelas. Combater a dispersão.
#Fazer, ao final de cada reunião, uma síntese do que foi tratado e decidido.
Registrar e socializar os resultados.
ELABORAÇÃO DE TEXTOS: saber comunicar-se por escrito é fundamental
para um conselheiro. É preciso clareza, linguagem correta, objetividade e elegância
na elaboração de textos (relatórios, ofícios, petições etc.).
Não é preciso - e está fora de moda - o uso de linguagem rebuscada, cerimoniosa,
cheia de voltas. Ser sucinto e ir direto ao assunto são qualidades indispensáveis.
DICAS
#Ter claro objetivo e as informações essenciais para elaboração do texto.
#Fazer um pequeno roteiro para orientar e organizar o trabalho de escrever.
#Perseguir clareza, ordem direta das idéias e informações, frases curtas.
#Não dizer mais nem menos do que é preciso.
#Usar adjetivos e advérbios necessários. Evitar adjetivação raivosa e, na maioria
das vezes, sem valia.
#Combater sem tréguas o exagero e a desinformação.
#Reler o texto: cortar palavras repetidas, usar sinônimos ou mudar a frase.
#Evitar gírias, clichês, expressões preconceituosas ou de mau gosto.
#Se a primeira frase do texto não levar à segunda, ele certamente não será
lido com interesse.

CRIATIVIDADE INSTITUCIONAL E COMUNITÁRIA: saber exercitar a imaginação
política criadora a fim de garantir às ações desenvolvidas para o atendimento
à criança e ao adolescente não apenas maturidade técnica, mas o máximo possível
de legitimidade, representatividade, transparência e aceitabilidade.
# Saber empregar de forma criativa os recursos humanos, físicos, técnicos e
materiais existentes, buscando qualidade e custos compatíveis.
DICAS
# Organizar o trabalho: horários, rotinas, tarefas.
#Trabalhar em equipe.
#Trabalhar com disciplina e objetividade.
#Buscar sempre o melhor resultado.
#Prestar contas dos resultados à comunidade.
#Buscar soluções alternativas quando as convencionais se mostrarem inviáveis.
#Incentivar o outro a “pensar junto”, a se envolver na busca de soluções para
uma situação difícil.
#Fundamentar corretamente as decisões tomadas, para assegurar um bom
entendimento por parte de todos os envolvidos.
#Criar um clima saudável no trabalho. Investir na confiança e na solidariedade.
#Estudar. Buscar conhecer e trocar experiências.
# Criatividade e aprendizado. Surge no encontro da percepção de todos. Seja
um integrador. Esteja atento ao que vai pelo mundo. o bom resultado.

Fonte: guia do conselheiro tutelar, compilado e adaptado por, Frank Braga.

2 comentários:

  1. Se quisermos realizar um bom trabalho temos que nos dedicar a estudar, para resolvermos os problemas como eles devem ser resolvidos e não como nós queremos que els sejam resolvidos,nada de agir com o coração e sim pela razão, pelos fatos.

    "Os únicos conhecimentos que eu tenho paciência de aprender são aqueles que não têm uma real aplicação na vida". [ Bill Watterson ]

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  2. Antes de concordar com a fala de nosso amigo, quero aqui Parabenizar os conselheiros que estão saindo que com certeza desenvolveram seu trabalho da melhor forma possivel.
    Parabenizo os novos conselheiros que estão entrando e acredito que a melhor forma de desenvolver vosso trabalho de forma correta é lendo, estudando e sobre tudo ouvindo.

    Lembrando que:"Uma vida de inteligência de nada serve se não estiver ao serviço de um carácter justo; um relógio não é perfeito quando trabalha rápido, mas sim quando trabalha certo.
    Luc de Clapiers Vauvenargues

    Vamos Trabalhar juntos com Coerência e Inteligência.


    Aureligia - Assistente Social

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